quinta-feira, 11 de julho de 2013

Tempos inocentes

12-YANKEES AT HOME

Entre os registros dos anos 60/70 estavam a coleção das revistas "Seleções", que em casa, eramos assinantes. Quando meu pai se mudou para o sítio, lembro que a estante guardava exemplares de vários anos deste período. Lidas nos dias de hoje se tornariam ainda mais engraçadas. Vendiam o "american way of life". No print acima, de 1958, informa ter a maior circulação mundial: "20 milhões de exemplares em 13 línguas". Era a época da chamada "Guerra Fria", demonizando o "inimigo comunista" e divulgando os "valores da família americana". Não por acaso, a seção de humor tinha o sugestivo nome de "Piadas de Caserna". Sim, vale lembrar que os militares estavam no poder por aqui e em vários outros países latino-americanos.
Mas, para mim, particularmente, o melhor eram os anúncios, pré-Procon ou pré-Conar. A começar pelo lay-out com ilustrações hoje chamadas de "vintage" ou pelos textos, de uma lógica absurda. Lembro de um, da coca cola, que afirmava que "era natural, pois utilizava-se de água filtrada em sua fabricação". Assim, carros, calças farwest (hoje conhecidas por jeans), eletrodomésticos e outros produtos de origem norte-americana passaram a ser "desejados" por consumidores do mundo inteiro. Em textos (mal) traduzidos, para 13 idiomas, como diziam.
Cheguei até a pensar em utilizar esta coleção antiga como material de pesquisa para um possível Mestrado em Comunicação (que não fiz), analisando o conteúdo dos anúncios no período. Acho que seria divertido. Não sei onde foram parar estas revistas que estavam lá no sítio. Talvez tenham ido para o lixo. 
Até pouco tempo parece que existia a tal revista. Agora, claro, com menos popularidade e usando promoções duvidosas quanto a sua honestidade: "Você foi escolhido para ganhar um carro zero km. Assine a revista e saiba como"... Santa ingenuidade, né?


Nenhum comentário:

Postar um comentário