sexta-feira, 12 de julho de 2013

Macarrão com sushi

14-INTERNACIONAL INTERIOR

Terra roxa paulista, cercada pelos rios Grande, Pardo e Sapucaí. Sim, a vocação agrícola da cidade era inegável. Daí duas grandes colônias de trabalhadores rurais imigrantes eram comuns na região, os italianos e os japoneses. Se o Riobaldo, personagem do Grande Sertão: Veredas, dizia que o "Urucuia era o seu rio", o meu, é o Grande.
O melhor amigo de meu pai, companheiro de pescarias, era um italiano, casado com uma japonesa. O filho deles era um japinha esperto com sobrenome italiano. Um dia a mãe leva o garoto no médico e este tenta acertar a grafia do sobrenome escrevendo assim "Kahara". Mas não, era Carrara, mesmo.
Destas pescarias, antes do Rio Grande ter uma barragem para a hidrelétrica, lembro de ficar horas e horas apenas olhando a ponta da vara de pescar sobre as águas, esperando que alguma piapara ou mesmo lambari beliscasse. Nestas horas, a mente se aquieta e a gente não pensa em nada. Paz de espírito. Dizem os orientais que isso se chama meditação. Na época, eu não sabia.
Namorei algumas italianinhas e japinhas, se bem que as "mestiças" eram ainda mais bonitas. O resultado da combinação das duas colônias era exótica e muito interessante, tipo o design italiano com um tempero oriental. Acho que a  "máquina" da fotinha ilustra bem, né?

Nenhum comentário:

Postar um comentário