sexta-feira, 30 de agosto de 2013

A Copa de 82. Lições para 2014.

28- O ANO QUE MUDOU MINHA VIDA

Em 1982 tinhamos um timaço na Copa do Mundo. Sócrates, Zico, Falcão...ok, tinha Toninho Cerezzo também. O técnico era Telê Santana. Eu tinha 18 anos e estava fazendo cursinho pré-vestibular. A sala era grande, devia ter uns 200 alunos. Tive uma grande ideia: fazer bolões em todos os jogos, incluindo coisas como China versus Cazaquistão. A estratégia era simples. Nossa turma, de uns 30 vagabundos, marcava todos os resultados possíveis. De 0 a 0 a 5 a 5. E passávamos o bolão pro resto da galera. Sempre tinha 2 acertadores, sendo um da turma, que, lógico, pagava as cervejas pra galera. Assim, a dinheiro de hoje, investiamos 30 reais e o bolão ficava em torno de 120 a 150. A metade dava entre 60 e 75. A cerveja custava R$ 1,00. Logo, nunca bebi tanto em uma Copa do Mundo, como em 1982.
Em julho daquele ano, o Brasil era derrotado por Paolo Rossi, da Itália (lembram da ressalva que eu fiz ao Toninho Cerezzo, pois é. Tá explicado, né?) e eu prestei o vestibular da UnB.
Na república em que fiquei para fazer as provas nos quatro dias de vestibular tinha uma coleção completa do Asterix. Eu não conhecia. Li todos e passei os 4 dias gargalhando. Dos meus colegas, a maioria prestava vestibular para engenharia e viravam a noite estudando para as provas do dia seguinte. Resultado: dos 8 que estavam na República eu fui o único aprovado no vestibular. Da minha turma de cursinho, que tomamos todas na Copa, exceto eu, ninguém passou em universidade federal ou pública, naquele meio de ano.
Foi como se eu tivesse feito um gol de mão, like a Maradona (mas isso foi em outra Copa, ok?). Indignação geral da galera com o vagabundo aqui. Fazer o quê, o mundo é injusto, né?
Assim, 1982 mudou minha vida. Vim morar em Brasília e aqui estou desde então. Então qual é a dica para 2014? Venham para Brasília ver os jogos e tomem todas. Ah, tem o lance do bolão pros trouxas pagarem suas cervejas também. Se a Seleção vai ganhar ou perder, isso já é outra história. Simples assim...rs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário