segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

2014: Sombras ou Revolução?

49- MAIS PREVISÍVEL QUE CAVALINHO DE CARROSSEL

Este post é influenciado pelo I Ching e também pelo convívio nas Redes Sociais. (Mas, isso não quer dizer que elas existam há milênios).

Muitas vezes, principalmente, no facebook, vejo pessoas que admiro e considero como amigas, fazendo afirmações que me surpreendem, negativamente. Algumas, imagino, por equívoco ou desinformação. Outras, o que me parece mais grave, passando adiante calúnias ou preconceitos que não resistem a uma simples busca no google. Ontem mesmo minha esposa comentou um caso assim. Um amigo, jornalista, postava indignado com o "tratamento desumano dado às grávidas que esperavam para dar à luz no Hospital de Base de Brasília". Claro que a culpa era do Governador, do PT. Uma simples busca no google mostrava que a foto referia-se a um outro hospital, bem distante. (De Rondônia, para ser mais exato). Refletindo um pouco mais, lembramos que o Hospital de Base do DF é especializado em primeiros socorros e acidentados, nem deve fazer partos lá.

Parece com a situação descrita no hexagrama 36 "Obscurecimento da Luz", onde o I Ching recomenda: "Em épocas de obscurecimento da luz é essencial ser cuidadoso e discreto. Não se deve atrair grandes inimizades desnecessariamente em virtude de uma conduta impensada. Nessas épocas o homem não deve se deixar conduzir pelos hábitos da maioria nem deve trazê-los à luz criticamente".

Quando me posiciono ou critico, não é "impensado", ou só para ser o "chato de plantão". Sou da área de comunicação e entendo que devemos sim combater a manipulação das informações, que, geralmente, atendem aos interesses  dos poderosos, dos conservadores, dos que não querem que o país se torne mais democrático e menos injusto.

Acredito mais  no hexagrama 49 chamado "Revolução". Que diz em seu comentário "Em seu dia próprio, você verá que lhe darão crédito. Supremo sucesso, propiciado pela perseverança. O arrependimento desaparece". Felizmente, em nosso país, a revolução vem sendo feita. Sem maiores carnificinas, nas urnas, democraticamente. Então, que chegue logo outubro. 2014 promete fortes emoções.

P.S.: Pensando bem, se os amigos realmente agirem de "má-fé" e ficarem xatiados, o problema não será meu, né?



Nenhum comentário:

Postar um comentário